Quando usar gelo ou calor?
Básica e resumidamente, podemos dizer que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas.
Olha só:
O Gelo: realiza a vasoconstriçao dos vasos, reduzindo a passagem de sangue no local. Indicado para processos agudos, traumas imediatos, pós operatórios, entorses. Utiliza-se quando não houver ferimentos abertos um tecido limpo sobre o local da lesão e então a bolsa de gelo, de 15 a 20 minutos por aplicação. Deve-se tomar atenção ao tempo da aplicação, pois gelo em demasia pode ocasionar queimaduras.
O Calor: utilizado para aumentar a circulaçao local. Auxilia na redução de contraturas musculares, cólicas, tensão, produzindo relaxamento do tecido.
Agora, uma curiosidade:
Você sabia que elevar as pernas melhora a circulação de sangue e linfa nos tecidos, auxiliando a desinchar o segmento operado? Lembrando que a elevação é considerada quando o membro está acima do nível cardíaco, de modo que quando deitamos devemos remover os travesseiros da cabeça e levar as pernas com estes travesseiros para favorecer o fluxo sanguíneo e linfatico. Podemos ainda agregar o movimento de acelerar e desacelerar o carro também chamado de exercício de bomba de panturrilha ou exercício miolinfocinetico para auxiliar no processo de mobilização destes líquidos.
Thaís Weber Candido
CREFITO 227.880-F
Pós-graduada em fisioterapia pélvica