Biopraxis
Abri menuAbri menu
Home > O que é a terapia Bemer e sua importância

O que é a terapia Bemer e sua importância

31 de maio de 2024

Você já imaginou uma terapia capaz de ajudar no alívio de dores, melhora da cicatrização, sono e fortalecimento do sistema imunológico, tudo isso de forma não invasiva? Conheça a Terapia Bemer.

Nesse blog, exploraremos em detalhes como a Terapia Bemer funciona, quem pode se beneficiar dela e quais são os seus potenciais efeitos positivos.

O que é a terapia Bemer?

A terapia BEMER (Bio-Electro-Magnetic-Energy-Regulation) é uma técnica que utiliza campos eletromagnéticos pulsados para melhorar a microcirculação. 

Muitos estudos apontam diferentes benefícios. O corpo de evidências vem aumentando nos últimos anos e o resultado clínico, na percepção dos usuários, é excelente. 

Essa terapia é projetada para promover a saúde e bem-estar, acelerando o processo de cura e aliviando dores.

No entanto, lembre-se: a terapia Bemer não é uma terapia alternativa, portanto, não visa substituir o tratamento médico para doenças.

Como funciona a terapia Bemer?

A terapia Bemer funciona através da aplicação de estímulos eletromagnéticos que visam melhorar a microcirculação do corpo. 

Esses estímulos são transmitidos para o corpo por meio de aplicadores especiais, que são posicionados conforme as queixas do paciente e estimulam a contração rítmica de capilares. 

Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo em áreas onde a microcirculação está restrita ou prejudicada, promovendo uma série de benefícios para a saúde.

Para quem a terapia Bemer é indicada?

A terapia Bemer é indicada para uma ampla gama de pessoas, incluindo:

  1. Indivíduos com dores crônicas ou agudas: a terapia Bemer pode ajudar a aliviar dores decorrentes de condições como artrite, lesões esportivas, dores nas costas e outras condições musculoesqueléticas.
  1. Pessoas que desejam melhorar o desempenho físico e mental: atletas, profissionais de alto desempenho e qualquer pessoa que busque aumentar sua energia e foco mental.
  1. Pacientes em processo de recuperação de lesões ou cirurgias: a melhora na microcirculação pode acelerar o processo de cicatrização de feridas e tecidos, ajudando o corpo a se recuperar mais rapidamente após cirurgias ou lesões.
  1. Pessoas com problemas de sono: aqueles que sofrem de distúrbios do sono, insônia ou dificuldades para dormir podem encontrar benefícios na terapia Bemer para melhorar a qualidade do sono e promover um descanso mais reparador.
  1. Indivíduos com doenças crônicas: pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão, fibromialgia e outras, podem encontrar alívio dos sintomas e melhoria na qualidade de vida.
  1. Atletas e entusiastas do fitness: a terapia Bemer pode ajudar os atletas a se recuperarem mais rapidamente após os treinos, reduzindo o tempo de recuperação, prevenindo lesões e melhorando o desempenho geral.
  1. Pessoas que buscam fortalecer o sistema imunológico: a terapia Bemer tem sido associada a um aumento na defesa imunológica, o que pode ajudar a reduzir o risco de infecções e doenças.

Quais os benefícios da Terapia Bemer?

Alívio da dor

A Terapia Bemer pode ajudar a reduzir tanto dores crônicas quanto agudas em várias partes do corpo, incluindo dores musculares, dores nas articulações e dores de cabeça.

Melhoria da circulação sanguínea

Estudos mostram que a Terapia Bemer pode melhorar significativamente o fluxo sanguíneo, promovendo uma melhor oxigenação dos tecidos e uma remoção mais eficiente de resíduos metabólicos.

Aceleração da cicatrização

Ao aumentar o fluxo sanguíneo para áreas lesionadas ou feridas, a Terapia Bemer pode acelerar o processo de cicatrização e recuperação, reduzindo o tempo necessário para curar lesões e feridas.

Fortalecimento do sistema imunológico

A Terapia Bemer tem sido associada a um aumento na atividade do sistema imunológico, ajudando o corpo a se defender contra infecções e doenças.

Redução do estresse e ansiedade

A estimulação da circulação sanguínea e o aumento do fluxo de oxigênio para o cérebro podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Melhoria do sono

Muitas pessoas relatam uma melhoria na qualidade do sono após a terapia, o que pode ajudar a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia durante o dia.

Aumento do desempenho físico e mental

Ao promover uma melhor circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos, pode ajudar a aumentar o desempenho físico e mental, melhorando a energia, o foco e a concentração.

Prevenção de lesões esportivas

A Terapia Bemer pode ajudar a preparar os músculos e tecidos para atividades físicas, reduzindo o risco de lesões e melhorando a recuperação após o exercício.

Para quem é contraindicado?

Apesar dos benefícios, há certas ocasiões em que é contraindicada a terapia, por exemplo:

  • Pacientes que realizaram transplante, como de medula, e estão fazendo terapia imunossupressora (para evitar a rejeição do órgão transplantado);
  • Utilizar implante médico ativo, como, por exemplo, marcapasso, desfibriladores, estimuladores cerebrais, estimuladores musculares ou implantes destinados à administração de medicamentos (insulina).

Para saber se você se enquadra nesses casos, entre em contato com um profissional adequado.

Precisa de uma avaliação médica prévia para fazer a terapia?

Depende da sua condição de saúde. Procure um médico antes de buscar a terapia Bemer caso você se tenha alguma dessas situações:

  1. Ocorrência de febre, sem motivo conhecido, nos últimos 30 dias;
  2. Alguma infecção nos últimos 30 dias;
  3. Distúrbios no ritmo do coração;
  4. Uso de implantes hormonais;
  5. Uso (aplicação) de insulina;
  6. Uso crônico de corticoides (anti-inflamatórios);
  7. AVC recente;
  8. Utilização de anticoagulantes;
  9. Estar em tratamento de algum tipo de câncer.
  10. Sofrer de psicose.

Além dessas principais, há outras situações que, caso você tenha dúvidas, recomenda-se conversar com um profissional adequado para a garantia de bons resultados. 

Na maior parte dessas situações pontuadas acima, a terapia não é contraindicada, mas o médico precisa saber que com o fluxo sanguíneo estimulado, a distribuição de medicamentos pelo corpo pode sofrer alteração e se isso acontecer, as doses precisam ser ajustadas. 

O aumento de fluxo sanguíneo deve ser considerado também frente às outras condições citadas, por isso quando esses fatores estão presentes, é necessário uma avaliação individualizada. 

Conheça a Biopraxis

Se você está interessado em fazer uma sessão com a terapia Bemer, a Biopraxis está aqui para ajudar. 

Nosso time qualificado e interdisciplinar oferece uma abordagem personalizada para tratar e aliviar incômodos que acometem a coluna vertebral e outras regiões articulares.

Agende sua consulta na Biopraxis agora e dê o primeiro passo para viver com qualidade de vida.

Sua saúde e bem-estar estão em boas mãos conosco.

Cuide da sua saúde