Biopraxis
Abri menuAbri menu
Home > Artrite na coluna: 7 sintomas e como aliviar a dor

Artrite na coluna: 7 sintomas e como aliviar a dor

7 de junho de 2024
artrite na coluna

Você sabia que artrite na coluna é uma condição mais comum do que você pensa? 7,6% por cento da população mundial possui osteoartrite, a forma mais comum da artrite.

Em comparação com 2020, prevê-se que os casos de osteoartrite aumentem 74,9% no joelho, 48,6% na mão, 78,6% para quadril e 95,1% para outros tipos de osteoartrite até 2050.

Além disso, estima-se que, em 2050, 1 bilhão de pessoas tenham essa condição! Isso é alarmante, não acha? Por isso, confira abaixo o que é a artrite na coluna, os tipos, sintomas e como tratar. 

Todo cuidado é necessário, boa leitura!

O que é artrite na coluna?

A artrite na coluna, também conhecida como osteoartrite ou espondilose, é uma condição comum que afeta as articulações da coluna vertebral. 

Ela ocorre quando as cartilagens que revestem as articulações se desgastam ao longo do tempo, resultando em dor, rigidez e possíveis deformidades na coluna.

À medida que as cartilagens se desgastam, as articulações se tornam inflamadas e podem desenvolver esporões ósseos, nome de um crescimento anormal no osso, que podem causar ainda mais desconforto por comprimir as estruturas adjacentes, como os nervos.

O que causa artrite na coluna?

A artrite na coluna surge por diversos fatores, sendo os mais comuns:

  • Desgaste natural das articulações: com o envelhecimento, as articulações da coluna podem sofrer um desgaste natural devido ao uso repetitivo ao longo do tempo. Em algumas pessoas esse processo é acompanhado de inflamação e dor.
  • Lesões: traumas, lesões ou fraturas prévias podem aumentar o risco de desenvolver artrite na coluna. Lesões esportivas, acidentes de carro ou quedas são exemplos comuns.
  • Obesidade: o excesso de peso coloca uma pressão adicional sobre as articulações, o que pode acelerar o desgaste das cartilagens e aumentar o risco de desenvolver artrite. A obesidade está relacionada à inflamação crônica do organismo, um processo que atrapalha a recuperação articular e acelera o problema.
  • Genética: histórico familiar de artrite ou outras condições reumáticas podem aumentar o risco de desenvolver a doença.
  • Má postura e sobrecarga: a manutenção de uma postura inadequada por longas horas, como ao sentar-se para trabalhar o dia todo na frente do computador, por exemplo, pode colocar uma tensão excessiva nas articulações da coluna, contribuindo para possíveis inflamações e dores.

Quais são os sintomas de artrite na coluna?

  1. Dor nas costas;
  2. Rigidez matinal, dificuldade em se movimentar ao acordar ou após períodos prolongados de inatividade são recorrentes;
  3. Diminuição da amplitude de movimento, como inclinar, girar ou dobrar;
  4. Dor ao movimentar-se, como levantar objetos pesados;
  5. Fraqueza muscular e instabilidade nas articulações inflamadas;
  6. Dor Irradiada em braços ou pernas, por exemplo, dependendo da localização e gravidade da condição;
  7. Formigamento ou dormência.

É importante consultar um profissional da saúde se você estiver enfrentando sintomas de artrite na coluna, pois um diagnóstico precoce e um plano de tratamento adequado podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Quais são os tipos de artrite na coluna?

Existem diversos tipos de artrite que podem afetar a coluna vertebral, sendo os mais comuns a osteoartrite e a artrite reumatoide.

Osteoartrite 

Esta é a forma mais comum de artrite na coluna. 

Ela ocorre devido ao desgaste natural das articulações ao longo do tempo, levando à degeneração das cartilagens que revestem as articulações da coluna. Isso pode resultar em inflamação, dor e rigidez, ou seja, diminuição da amplitude de movimento.

Artrite reumatoide

Embora menos comum que a osteoartrite, a artrite reumatóide também pode afetar a coluna vertebral. 

Esta é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca erroneamente as articulações, causando inflamação, dor e eventualmente danos articulares. 

Na coluna, isso pode levar à deformidade e instabilidade.

É importante ressaltar que, além desses dois tipos principais, outras formas de artrite, como artrite psoriásica, espondilite anquilosante e artrite associada a doenças inflamatórias intestinais, também podem afetar a coluna vertebral em alguns casos.

Qual a diferença entre artrite e artrose?

Artrite e artrose são condições que afetam as articulações, mas possuem origens e características distintas.

A artrite é uma condição que envolve a inflamação das articulações, podendo ser causada por uma variedade de fatores, como doenças autoimunes, lesões ou infecções. 

Os sintomas típicos incluem dor, inflamação, rigidez, calor e vermelhidão nas articulações afetadas. Em estágios avançados, a artrite pode levar a limitações na mobilidade e deformidades articulares.

Por outro lado, a artrose é uma forma específica de artrite caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular, que pode ou não estar associada a inflamação articular.

Esse desgaste está frequentemente relacionado ao envelhecimento, uso excessivo das articulações ou lesões prévias. 

Os sintomas comuns normalmente são: rigidez matinal, diminuição da amplitude de movimento e crepitação ao mover a articulação, além de dor nas articulações afetadas.

Quanto ao tratamento, para a artrite, o foco está em controlar a inflamação e aliviar os sintomas. Isso pode ser feito via medicamentos e abordagens não medicamentosas, Usualmente são prescritos pelos médicos anti-inflamatórios e o tratamento é associado a fisioterapia e, em casos mais graves, medicamentos imunossupressores. Dependendo da fase da doença, a quiropraxia pode ser bem-vinda. 

Na maioria dos casos, salvo em crises agudas intensas, a atividade física é benéfica. Nas crises, com frequência a articulação afetada precisa de um tempo até se recuperar, mas se o indivíduo tolerar, poderá exercitar outras partes do corpo, para não ficar padado.

Já para a artrose, o objetivo é aliviar a dor, melhorar a função articular e retardar a progressão da doença. Em casos avançados, quando as alterações articulares dificultam demais a mobilidade e autonomia, é indicado cirurgia.

O que pode piorar a artrite?

  1. Excesso de peso: pelo aumento da carga articular e pela inflamação que, como mencionado acima, a obesidade e o excesso de peso causam no organismo;
  1. Falta de exercício: exercícios de baixo impacto, como natação ou caminhada, podem ajudar a manter a flexibilidade e fortalecer os músculos ao redor das articulações, logo, o sedentarismo, é prejudicial;
  1. Má postura: quando sustentada, acarreta maior pressão nas articulações afetadas pela artrite;
  1. Estresse: porque aumenta a sensibilidade à dor e pode estar relacionado a um aumento da inflamação;
  1. Má alimentação: uma dieta rica em alimentos processados, açúcares refinados e gorduras saturadas pode aumentar a inflamação no corpo, exacerbando os sintomas;
  1. Falta de sono: o sono é fundamental para regular diversos processos no nosso organismo. Um sono inadequado está relacionado com aumento de sensibilidade à dor, piora na recuperação de tecidos e acentuação dos sintomas da artrite;
  1. Tabagismo: fumar pode piorar a artrite, pois aumenta a inflamação e prejudica a circulação sanguínea, afetando negativamente as articulações e os tecidos circundantes.

Quem tem problema de artrite pode fazer caminhada?

Sim, muitas pessoas com artrite na coluna podem se beneficiar da prática regular de caminhada. 

Na verdade, a caminhada é frequentemente recomendada como uma forma de exercício de baixo impacto para pessoas com artrite, salvo em dias de crise aguda e dor muito intensa.

É importante, no entanto, que as pessoas com artrite sigam algumas precauções ao praticar caminhada:

  • Use calçados adequados e confortáveis, que permitam a movimentação adequada do pé durante a marcha, não apertem os dedos e ofereçam alguma absorção de impacto.
  • Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade e a duração da caminhada conforme a tolerância e a condição física.
  • Ouça o seu corpo e descanse sempre que sentir dor excessiva ou desconforto.

Considere consultar um fisioterapeuta ou um profissional de saúde para obter orientação sobre exercícios específicos e técnicas para aliviar os sintomas da artrite.

Qual o melhor exercício para quem tem artrite na coluna?

Aqui estão alguns exemplos de exercícios que podem ser benéficos para quem tem artrite na coluna:

Caminhada 

Como mencionado anteriormente, a caminhada é um excelente exercício de baixo impacto que ajuda a fortalecer os músculos das pernas e das costas, além de melhorar a saúde cardiovascular.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios específicos para fortalecer os músculos da coluna, melhorar a postura e aliviar a dor associada à artrite. 

Eles também podem ensinar técnicas de mobilização e alongamento que podem ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a rigidez.

A prescrição de exercícios personalizados por um fisioterapeuta tem a função de promover  a melhora global do indivíduo, portanto, usa-se não apenas a área acometida, mas todo o corpo, especialmente para ativar nosso cérebro e com isso, produzirmos substâncias que são analgésicas e nos propiciam bem estar.

Natação ou Hidroginástica

Exercícios aquáticos são ótimas opções para pessoas com artrite na coluna, pois a água oferece suporte ao corpo, reduzindo o impacto nas articulações. A natação e a hidroginástica também ajudam a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade.

Pilates

O Pilates é um método de exercício que se concentra no fortalecimento dos músculos do core (abdominais, lombar e glúteos) e na melhora da postura e do equilíbrio, o que pode ser especialmente benéfico para pessoas com artrite na coluna.

Alongamento e flexibilidade

Exercícios de alongamento suaves e direcionados para os músculos das costas, quadril e pernas podem ajudar a melhorar a flexibilidade e aliviar a tensão nas articulações da coluna.

Musculação

Fortalecer os músculos de forma controlada, em uma academia, é sempre uma boa opção.

Se você já é adepto aos exercícios físicos, converse com um profissional (fisioterapeuta, quiropraxista ou educador físico) para identificar se o esporte que você gosta pode ser praticado normalmente, ou requer algum ajuste específico.

Veja – como a fisioterapia com a Biopraxis pode te ajudar!

Quanto tempo dura a crise de artrite?

A duração de uma crise de artrite pode variar consideravelmente, mas geralmente pode durar de alguns dias a várias semanas, dependendo da gravidade da inflamação. Usualmente, nas crises, o cuidado médico (tratamento com medicamentos) é indispensável. 

É possível realizar de forma concomitante, os tratamentos não farmacológicos, como exemplo, a fisioterapia e a quiropraxia, mas vale ressaltar a importância de escolher um profissional qualificado para essas situações.

Como aliviar os sintomas da artrite através da quiropraxia?

A quiropraxia pode ser uma aliada no tratamento da artrite. Algumas técnicas podem ser utilizadas inclusive em fases agudas, pois nem sempre o alvo do tratamento é o local afetado e outras, são bem-vindas entre esses “ataques” inflamatórios, conhecidos como flare ups, ou seja, nos momentos de remissão da doença. Abaixo estão algumas vantagens:

  • Alívio da dor: os ajustes podem ajudar a aliviar a dor associada à artrite, restaurando a função normal das articulações e reduzindo a pressão sobre os nervos que transmitem sinais de dor. Outro mecanismo responsável pela melhora na dor, é a estimulação de áreas do cérebro que produzem substâncias analgésicas através do tratamento quiroprático;
  • Melhora da mobilidade: os ajustes quiropráticos podem ajudar a melhorar a mobilidade articular, permitindo movimentos mais suaves e sem dor;
  • Redução da inflamação: a quiropraxia pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações, o que pode contribuir para a diminuição da dor e do inchaço;
  • Fortalecimento muscular: o quiropraxista pode recomendar exercícios específicos e técnicas de fortalecimento muscular para estabilizar as articulações afetadas pela artrite;

Veja – onde fazer uma sessão de quiropraxia em Balneário Camboriú?

Conheça a Biopraxis

Se você está enfrentando dificuldades relacionadas à artrite na coluna, a Biopraxis está aqui para ajudar. 

Nosso time qualificado e interdisciplinar oferece uma abordagem personalizada para tratar e aliviar incômodos que acometem a coluna vertebral.

Agende sua consulta na Biopraxis agora e dê o primeiro passo para viver com qualidade de vida.

Sua saúde e bem-estar estão em boas mãos conosco.

Cuide da sua saúde