Biopraxis
Abri menuAbri menu
Home > A coluna travou?

A coluna travou?

27 de abril de 2021

Algumas pessoas já tiveram a infeliz oportunidade de sentir uma dor forte, geralmente na parte lombar (mais baixa) da coluna e ficar por um tempo sem conseguir movimentar-se direito. Geralmente esse “travamento” acontece, pois, houve uma compressão nervosa. As causas variam desde desalinhamentos e contraturas musculares (espasmos) até hérnias de disco e outros problemas degenerativos. A perda de movimento é uma proteção para a articulação e para o sistema nervoso naquele momento de dor. É uma reação do corpo para tentar minimizar o “estrago”.

Algumas vezes, com medicações específicas (analgésicos e antiinflamatórios) a dor vai embora e aos poucos recuperamos o movimento. O importante é entender que algo aconteceu e que a coluna merece atenção especial sempre. O ideal seria que todos procurássemos uma avaliação especializada antes de ter dor ou algum outro problema, mas a prevenção nem sempre é realizada e na maioria dos casos só procuramos ajuda depois de já ter sofrido por algum tempo. 

Esse descaso com a saúde de nossa coluna só agrava a situação. Com o passar do tempo, se essa alteração não é tratada (mesmo que o paciente já esteja sem dor), interfere no funcionamento da articulação e pode acelerar processos degenerativos como artrose, prejudicar a função dos discos, ligamentos e músculos envolvidos. Comumente está associada a um desalinhamento das vértebras da coluna que chamamos de Complexo de Subluxação Vertebral. 

É complexo porque interfere no funcionamento do sistema nervoso e com isso diversas funções de nosso corpo ficam prejudicadas. Pode haver sintomas como dormência, irradiações, perda de força, sensibilidade e ainda sintomas viscerais e distantes do foco das atenções. 

A Quiropraxia trata exatamente dessa disfunção, devolvendo a vértebra sua posição normal e restabelecendo a função articular. Com isso, os sintomas vão, aos poucos, desaparecendo e a pessoa retomando a vida cotidiana. 

No primeiro momento, é claro, buscamos o alívio da dor, mas a Quiropraxia vai muito além e permite que seu corpo recupere o equilíbrio e volte a ser saudável. Saiba o porque sua coluna é tão importante e merece ser tratada com o devido cuidado, mesmo depois de “aparentemente” você ter melhorado da crise inicial.

Cuide da sua saúde