A importância da conversa
O homo sapiens é um ser social. Construímos nossas relações ao longo da vida baseadas em experiências (boas e ruins) e no compartilhamento de informações com as pessoas que nos cercam.
Nos organizamos em sociedade e nos aproximamos de pessoas com ideias convergentes.
Pois bem, se para entendermos e conhecermos uns aos outros é preciso conversa, nada melhor que uma conversa detalhada para iniciar uma consulta.
Essa etapa, muito importante do exame físico, chamamos de anamnese.
É essa “conversa direcionada”, e por que não chamar de especializada, que guia o profissional para o exame físico, onde as hipóteses levantadas sobre o problema apresentado serão confirmadas ou descartadas. A ideia não é consolidar amizades e descobrir afinidades, muito embora às vezes isso aconteça, mas sim, escutar algumas frases do livro da vida que se abre para conhecer a história, de quem a conta, mesmo que de forma parcial.
Então, antes do profissional ver os exames, examinar o paciente ou tentar qualquer intervenção é fundamental escutar o paciente. Estreitar os laços para tentar contribuir no caminho da cura.
Para entender a sua dor é preciso primeiro conhecer você. Isso serve para o profissional que lhe atender e para você, que precisa desse autoconhecimento para despertar e dar valor à saúde, a base para que possamos realizar todos nossos planos e desfrutar de todos os prazeres.
Escute os sons que vem de dentro. O que seu corpo está querendo dizer?
Fernando T. Pompermayer
ABQ 0125 | CRN10 7150
Quiropraxista e Nutricionista na Clínica Biopraxis