Atividade física e dor de coluna
Muitos pacientes chegam ao consultório dizendo que o médico pediu para que eles façam caminhadas, outros academia ou pilates. As vezes é para perder peso, outras para cuidar do coração, da pressão etc. O problema é que muitos não conseguem fazer atividade física porque sentem muita dor e tem muita restrição de movimento, sentem-se travados.
Nessa fase é importante primeiro tratar o problema nas costas, melhorar a dor e ganhar movimento, para depois retomar ou iniciar a atividade física.
Geralmente, pacientes com problemas de coluna necessitam uma atenção diferenciada e além do tratamento com o Quiropraxista, precisam passar por uma reabilitação específica com o fisioterapeuta, recuperando a força muscular, a elasticidade e as características necessárias para retomar (ou iniciar) a atividade física regular.
A atividade física supervisionada por um fisioterapeuta proporciona a segurança e conforto necessário para o paciente se habituar com a nova rotina que incluirá exercícios. Sempre observando as preferências e limitações dos pacientes, é desenvolvido um programa específico, baseado nas necessidades individuais!
Muitos praticantes, sentem durante ou após a atividade, dor nas costas, ou demais articulações. É importante saber diferenciar quando o desconforto é por ter exercitado o músculo e faz parte da recuperação ou algo aconteceu, portanto, se você tiver dor procure uma avaliação especializada.