DTM – Disfunção temporomandibular
A disfunção temporomandibular (DTM) é a causa mais comum de dor orofacial, ou seja, na cavidade oral e na face.
O problema afeta a junção da mandíbula com o osso temporal, (parte lateral da cabeça), articulação chamada de temporomandibular (ATM), causando tensão na musculatura da mastigação, apertamento e ranger dos dentes, dores de cabeça, alterações na coluna cervical, na região da orelha, insônia, influenciando inclusive o controle postural e o equilíbrio de todo nosso corpo.
Podem aparecer também complicações dentárias e a além da dor na face podem estar presentes dificuldade para abrir ou fechar a boca, ruídos, como estalos, durante a mastigação ou mesmo zumbidos no ouvido.
O diagnóstico é feito por meio do exame físico e da história clínica do paciente, levando em consideração abertura oral, palpação da musculatura mastigatória e a presença de hábitos prejudiciais, entre outros. Exames de imagem, como por exemplo a ressonância magnética, podem ser pedidos de maneira a complementar os achados do exame físico. O diagnóstico diferencial entre dor muscular e acometimento articular verdadeiro é essencial para a indicação do tratamento adequado.
Tratamento
A Quiropraxia tem diversas técnicas para o tratamento dessa disfunção, com alívio já nas primeiras sessões. Algumas técnicas trabalham a musculatura envolvida, outras, a própria articulação, sempre respeitando a preferência do paciente e seu limiar de dor.
O tratamento é sempre realizado em parceria com o dentista responsável pelo caso e a evolução acompanhada de perto.