Tensão muscular e estresse
A Quiropraxia é mundialmente conhecida como uma profissão na área da saúde que analisa e trata o paciente de uma maneira diferenciada, com mais dedicação, com mais comprometimento e de uma maneira holística, ou seja, tratando o paciente como um todo.
Controlar o stress na vida cotidiana é algo muito complicado e além de atitudes proativas, em relação a hábitos saudáveis, é fundamental levar em consideração como está nosso corpo físicos, nossa saúde espiritual e mental. Já diz o ditado “mente sã, corpo sã”.
Essa é uma via de mão dupla, ou seja, se estamos estressados demais, o corpo padece. Se o corpo está sofrendo demais, a mente padece.
Sendo assim, é indispensável avaliar a coluna vertebral e as regiões do corpo que se sobrecarregam com o stress do dia a dia e as preocupações.
Normalmente os músculos são os que “reclamam” primeiro, ficando tensos, contraturados e doloridos. Com o passar do tempo, essa musculatura, geralmente no pescoço e na região entre o pescoço e os ombros (músculo trapézio) endurece, perdendo a capacidade de realizar sua função normalmente (contrair e relaxar), ficando dolorida e muitas vezes inflamadas.
Em alguns casos é possível observar inclusive um inchaço nessa região (giba). A musculatura tensa torna a pessoa mais susceptível a dores e problemas mais sérios, causando outros sinais como dormência, formigamento, perda de sensibilidade etc. O problema fica mais sério, mas ainda melhora bastante com o tratamento. Sem tratamento essa situação vira um ciclo vicioso e dificilmente a pessoa fica sem dor e com a musculatura relaxada sem o uso de medicamentos.
A musculatura das costas de maneira geral absorve as tensões e o estresse. Esse ciclo vicioso acaba afetando a saúde da coluna. É necessário, então, intervir para parar esse processo e retomar a saúde!